
Publicado em 23/8/2022 às 14h36
Aprenda como desentupir a caixa de gordura de forma eficiente e sem complicações. Siga nossas dicas e evite transtornos com entupimentos.
Por Microsenior
A caixa de gordura é um dispositivo essencial em qualquer residência, seja ela considerada como uma residência individual ou até mesmo como um conjunto habitacional.
É ela que recebe os dejetos de água suja, tanto das pias como dos bebedouros, e caso ocorrer algum entupimento na caixa de gordura, deverá estar preparado para lidar com essa situação de forma inteligente e tratar de resolver o problema rapidamente, sem que existam complicações durante o processo.
A primeira coisa que você precisa entender na verdade, é a importância de prevenir-se no momento de trabalhar com a caixa de gordura. Pois por mais que pareça ser algo simples, ela pode ser considerada uma das maiores colônias de bactérias que você tem em sua casa.
Por isso, para evitar contaminações é melhor prevenir-se eu utilizando um equipamento de segurança, como luvas de borracha, botas se for necessário, mas trate de não entrar em contato direto com aquela água contaminante.
Você pode até achar que isso é besteira, mas a maior parte das contaminações que ocasionam endemias no mundo inteiro, são devido a contaminação da água de esgoto.
Eu não sei se você já teve algum tipo de envolvimento com uma caixa de gordura alguma vez em sua vida, mas com certeza não será difícil de lembrar dessa situação, pois o cheiro é muito forte e altamente marcante.
Existem pessoas que não suportam sequer chegar perto de uma caixa de gordura, porque acabam se sentindo mal, devido ao cheiro podre que ela costuma exalar.
Fora isso, é muito comum encontrar baratas, escorpiões e outros insetos, assim como ratos, cobras e outros animais dentro da caixa. Resumindo, é o local mais sujo que você pode imaginar dentro de sua casa.
Quando uma caixa de gordura entope, as consequências são graves, pois os canos que estão ligados à ela ficam obstruídos e a água começa a acumular a ponto de transbordar e retornar pelos ralos, agora quando ela passa pela caixa e por dentro dos canos, ela retorna trazendo consigo diversos tipos de resíduos, sujeiras e bactérias junto com ela.
Por esse motivo as consequências do entupimento de uma caixa de gordura é tão perigoso, porque imagina se você tem louças na pia para lavar, e de repente a água suja de esgoto começa a voltar…
Parte das pessoas que já passaram por uma situação assim, não costumam perder tempo tentando resolver o problema, elas simplesmente acionam o serviço de uma desentupidora para realizar o procedimento, por ser a coisa mais prática de resolver o problema.
A desentupidora possui maquinários de sucção, que fazem a remoção completa da água dos canos, e impede que ela venha a retornar pelos ralos, fator que uma pessoa comum sem qualquer tipo de experiência não conseguiria resolver.
Mas, se por outro lado você for uma daquelas pessoas obstinadas, que gostam de aprender e trata de resolver os problema por sua própria conta, então fique conosco até o final desse artigo, e você verá uma forma eficiente de limpar a caixa de gordura sem maiores complicações.
A partir do momento que você abre a tampa da caixa de gordura, você precisa estar preparado para o que você vai encontrar lá. É quase impossível prever o que existe ali dentro, uma infinidade de baratas, insetos, mosquitos e até mesmo em alguns casos animais mortos.
Além disso, a caixa de gordura costuma armazenar uma grande quantidade de gordura e crostas de sujeira, que ficam despegando-se das bordas. E quando uma dessas crostas se despega, acaba tampando orifício principal de saída, fazendo com que a caixa de gordura venha a entupir, o fluxo de água cessa completamente.
Justamente por isso, o que vamos tratar de fazer é retirar todo o lixo e toda a gordura da caixa, com o intuito de alcançar o orifício de saída e desentupi-lo para que a água volte a fluir normalmente e tenha sua funcionalidade restituída.
Uma observação importante que você precisa ter em consideração, é que é proibido jogar esse tipo de solução dentro dos bueiros, pois o sistema de água pluvial não é o mesmo sistema da água de esgoto, por isso, caso você faça o descarte da solução da caixa de gordura dentro do bueiro, você irá contaminar um uma grande quantidade de água, podendo desencadear doenças e causar a morte de pessoas e animais.
O certo a se fazer é retirar toda água suja utilizando um pote e um balde, e ir despejando em uma outra rede de esgoto que esteja funcionando, nem que você tenha que se dirigir até o seu vizinho para fazer o descarte o lixo, ou armazenar o lodo para descartar em sua própria rede depois que ela estiver funcionando.
A gordura e os dejetos retirados, também não podem ser jogados na rua, nem mesmo em terrenos. Precisa ser recolhido com um saco plástico e descartados da maneira correta para evitar contaminações.
Logo você vai começar a raspar os cantos da Caixa para retirar o excesso de gordura, removendo-as da caixa de gordura e descartando-as em um saco plástico.
E por fim, após retirar todo lixo, utilizar produtos desengordurantes para fazer a limpeza final.
Não se assuste com a quantidade de terra e pedras que você pode encontrar lá dentro, toda essa matéria sólida precisa ser removida por completo, logo com um arame ou até mesmo com a mangueira, você deverá fazer pressão dentro do cano para que ele desobstrua.
Caso o problema for simples de se solucionar, o cano vai destapar e você conseguirá resolver o entupimento, caso contrário precisará fazer o hidrojateamento do ralo, e somente uma empresa consegue fazer esse tipo de serviço.
Então será que vale a pena entrar em contato com esse lixo e ter todo o esforço de esvaziar a caixa, quando você ainda corre o risco de não conseguir realizar o desentupimento?
Às vezes, contar com ajuda profissional é uma boa ideia, pois através de uma desentupidora você conseguirá garantir o funcionamento da caixa e não terá a dores de cabeça em ter que limpar tudo aquilo.