
Publicado em 8/9/2022 às 17h08
Descubra o valor para desentupir um cano e evite futuros transtornos. Saiba mais sobre os custos e as opções disponíveis para resolver esse problema.
Por Microsenior
Problemas de entupimento são muito frequentes, seja quando nos referimos ao ralo do chuveiro, pias e vaso sanitário, é muito comum se deparar com esse problema, mas afinal você sabe quanto custa para desentupir um cano?
Embora na internet existam 1 milhão de formas e truques para desentupir encanamento, seja através de misturas caseiras, desentupidor e muitas outras formas, nem sempre esses métodos podem funcionar.
Isso ocorre devido ao tipo de obstrução que estiver ocasionando o problema, pois em casos de materiais orgânicos, uma mistura pode solucionar, mas e se no caso, o entupimento estiver sendo ocasionado por causa de uma pedra? O que fazer então, se nenhuma mistura for o suficiente?
Para esses casos existe o serviço da desentupidora, que através de ferramentas profissionais, conseguem identificar o entupimento, fazer a sucção da água suja, e remover o resíduo sem a necessidade de forçar o encanamento.
Isso impede que os canos quebrem, fator que prejudicaria ainda mais a situação e promoveria prejuízos para o dono do imóvel.
Portanto, se você já tentou diversas maneiras de desobstruir o encanamento e não conseguiu, acionar ajuda profissional é uma ótima ideia, além de ser um serviço barato, comparado com os riscos de quebrar um cano, você vai saber quanto custa para desentupir um cano.
O serviço varia em média de 150 a 300 reais, porém adquirir um orçamento sem compromisso faz parte da atividade de buscar maior economia, lembrando que o preço nesses casos, também acaba sendo condicional, pois obviamente as empresas que investem mais em maquinários, ferramentas e treinamento profissional, podem cobrar um pouco mais para realizar o serviço.
São vários os aspectos que fazem com que o valor do serviço venha a variar.
Pode ser que sejam obstruções que ocorrem frequentemente no dia a dia, ou então, algum problema específico que acabou saindo do controle, fazendo com que o sistema de encanamentos chegue a entupir.
Entre as maneiras mais comuns, estão restos de comida, cascas de frutas, embalagens, absorventes, fraldas, pedras e sujeiras nos canos, etc…
Sendo assim acabamos classificando os tipos de entupimento em dois casos, sendo eles devido ao entupimento devido a materiais orgânicos ou obstruções do fluxo de água devido a materiais sólidos que não se decompõem.
O problema também pode estar diretamente no ralo, ou seja, obstruções na entrada do cano, que ocorrem normalmente no sifão, e acabam travando a curva do cano. Esse tipo de entupimento acaba sendo muito mais fácil de resolver.
Esses são os casos onde as dicas que você encontra espalhadas pela internet fazem sentido, pois o entupimento está na parte da entrada do cano, e não possui profundidade, nesse caso, é muito mais fácil de remover a obstrução.
Porém por outro lado, o encanamento pode entupir em qualquer parte da extensão do cano, e neste caso, fica muito mais difícil de resolver, é necessário ajuda profissional para resolver o problema.
O retorno de esgoto ocorre quando existe a obstrução total de um cano. Normalmente quando o entupimento é profundo.
Durante a extensão do encanamento, a água se acumula a ponto de preencher todo o espaço, e quando atinge total capacidade ele precisa sair por algum lugar.
É nesse momento que o esgoto retorna pelo ralo, pois toda sujeira que se encontra naquele cano, é jogado para fora junto com a água que estava acumulada ali.
Em casos de rede de esgoto a situação fica pior ainda, pois devido à ligação dos canos fazerem parte da mesma rede, o cano do banheiro fica ligado de alguma forma ao cano da cozinha, e das outras partes da edificação.
Sendo assim, quando ocorre um entupimento, a sujeira do cano passa a ser muito maior, fazendo uma grande sujeira.
Outro fator muito comum de ocorrer é quando entope a caixa de gordura, por estar ligada diretamente ao ralo da pia da cozinha, pode retornar água podre e contaminante pelo ralo.
A desentupidora conta com maquinários especiais para desentupir encanamentos de esgoto que estão obstruídos.
Neste caso, é usada uma bomba de sucção para remover a água parada dentro do cano, para evitar retornos e transbordamentos.
Logo, o profissional trata de identificar a obstrução do cano, e define como irá remover os detritos. Seja através de pinças sofisticadas, ou do hidrojateamento, que é feito com uma mangueira de alta pressão.
Por contar com as ferramentas certas, o serviço é bem sucedido em poucos minutos, o que auxilia muito o cliente.
Algumas dicas para que você possa evitar o entupimento dos canos: